A História da Raça

Como o nome aponta, o Braco Alemão é uma raça desenvolvida na Alemanha, desde o século XVII. A sua principal atividade era auxiliar na caça a diversos tipos de animais, como patos, gansos e animais de pelos. Conhecido também como Kurzhaar, esta raça ajudava criadores em função de sua habilidade como apontador. Além disso, o Braco Alemão não recusava entrar em rios ou lagos e tratava as caças com gentileza.

A origem da raça está relacionada ao cruzamento entre cachorros da raça Pointer Espanhol e cães de faro, como os antepassados do Bloodhound. Outras fontes indicam que o Braco Alemão se originou do acasalamento entre o Braco Italiano e cachorros de caça espanhóis.

Devido à sua energia e vitalidade, esta raça se popularizou entre caçadores quando ela foi levada aos Estados Unidos, na década de 1920. No Brasil, a raça não é tão conhecida, devido às restrições à caça.

Características

Em comparação com o Pointer Inglês, o Braco Alemão é mais rústico e resistente. Já o tamanho é menor e possui um aspecto elegante.

O tamanho aproximado de um macho adulto varia entre 62 e 66 cm, enquanto as fêmeas possuem de 58 a 63 cm. Para medir o tamanho, a altura da cernelha é tomada como base.

O Braco Alemão pode ser preto ou fígado (com um marrom similar ao chocolate). Existem dois tipos de tonalidades: sólida (sem muitas manchas pelo corpo, com exceção de marcações em branco) ou ruão (com a pelagem salpicada). Por sua vez, a pelagem é curta e lisa.

Temperamento da raça Braco Alemão

Seus instintos de caça são bastante desenvolvidos, aparecendo quando eles ainda são filhotes. Como eles são brincalhões e agitados quando filhotes, é necessário impor limites desde cedo. O Braco Alemão adora passar horas brincando, especialmente se a brincadeira simular a caçada a objetos, pois os cães da raça são excelentes em encontrar e apontar o que eles procuram.

Apesar de ser hábil como cão de caça, o Braco Alemão é um cachorro afetuoso e obediente. Portanto, quem procura uma companhia amigável, fiel e inteligente para sua família vai adorar ter um exemplar dessa raça.

Desde que seja educado desde pequeno, o Braco Alemão pode conviver bem com outros cães e até mesmo com animais de outras espécies.